quarta-feira, 29 de março de 2017

Um pouco sobre Santo Japonês

Retirado do revista Arautos do Evangelho...


Samurai de cristo é beatificado 


   No dia 7 de fevereiro foi elevado à honra dos altares o Beatro Justo Tanaka Ukon, guerreiro samurai nascido em 1552 e falecido em 1615 no exílio, por causa da sua Fé.


O Bem-aventurado era um senhor feudal japonês que viveu durante a época das perseguições contra os católicos de seu país, e preferiu exilar-se, o que para os habitantes da ilha naquela época era uma grandíssima humilhação, antes de abandonar a Fé.
Junto com trezentos outros católicos, foi para as Filipinas, perdendo propriedades, posição, status social e fortuna.


   Na homilia da Missa de beatificação, o Cardial Angelo Amato, SDB, Prefeito da Congregação para as causas dos Santos, lembrou que a Igreja Católica no Japão “tem sido abençoada com o maravilhoso testemunho de numerosos mártires”, e explicou que o Bem-aventurado Justo Takayama “foi um incansável promotor da evangelização do Japão”.


   “Educado na honra e lealdade”, acrescentou, “foi um verdadeiro guerreiro de Cristo, não com armas, nas quais ele era um experto, mas com palavras e exemplos”.
Viveu sua Fé como japonês, respeitando as tradições de sua cultura e, por isso, “a beatificação de Justo é uma semente evangélica que a Providência deitou no Japão e no mundo. O exemplo de nosso Bem-aventurado nos impulsiona a viver com fé e fidelidade ao evangrlho de Jesus Cristo”.


   A esplêndida cerimônia de beatificação teve lugar no Hall of Osaka, repleto com mais de dez mil fiés.
Concelebraram os Arcebispos de Manila, Nagasaki, Osaka e Tóquio, juntos com os outros dezesseis Bispos das dioceses japonesas, sete Bispos da Coreia e outros Bispos vindos do Camboja, Vietnã, Timor Leste e Luxemburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado! volte sempre!!